16 de setembro de 2015

Deficiência de Qi de Estômago

Tal como diz Maciocia[1]o estômago é a raiz do Qi pós-celestial e o estágio inicial da produção do Qi dos alimentos: se o estômago for deficiente, então Qi será deficiente e todos os outros sistemas sofrerão”. O Qi do estômago assume, assim, um papel importante no suave fluxo do Qi das pessoas.
Não podemos esquecer outros padrões, menos comuns, é verdade, mas que poderão surgir da deficiência de Qi de estômago: a rebelião de Qi de estômago, a retenção de alimentos no estômago. Estes dois sub-padrões, se assim lhes podemos chamar, poderão ser tratados se o tratamento dietético incidir na tonificação do Qi de Estômago. Por isso, neste trabalho, não analisaremos individualmente estes padrões.

 Manifestações Clínicas
As principais manifestações clínicas deste padrão do estômago são:
§  Sensação desconfortável no épigastrio
§  Anorexia
§  Ausência de sabor na boca
§  Perda de fezes
§  Cansaço, sobretudo de manhã
§  Membros debilitados
§  Língua: Pálida
§  Pulso: Vazio.

A causa mais comum deste padrão é a dieta pobre em nutrientes e proteínas ou dietas de emagrecimento. Pode ocorrer também por um desgaste crónico de Qi, devido a doença prolongada.

 Tratamento
Tratando-se de uma deficiência de Qi, o principio de tratamento terá de começar por tonificar o Qi em geral e de forma mais vigorosa o Qi do estômago. O método a utilizar é a tonificação e a moxa é aconselhável, uma vez que o estômago adora calor.
A nossa escolha de pontos é:
E36 – Zusanli – principal ponto de tonificação do Qi de Estômago. Pode-se usar moxa directa ou na agulha
E25 – Tianshu – Regulariza o Qi
BP4 – Gongsun – Tonifica Estômago e Baço
REN12 – Zhongwan – tonifica o Qi do Estômago e do Baço
B21 – Weishu – Shu do estômago, tonifica Qi de Estômago. Bom quando o cansaço é extremo. Usar moxa.
REN6 – Qihai – O mar do Qi, excelente para tonificar o Qi em geral.

 Aplicação dos conceitos de NUD
Perante um quadro que nos é apresentado como deficiência, isto é, vazio, os alimentos a utilizar terão como função principal fornecer Qi: doces e neutros.
As naturezas mais utilizadas nesta síndrome são: MORNA, NEUTRA E LIGEIRAMENTE FRESCA.
De natureza morna para não corrermos o risco de esgotarmos o Qi e assim estamos a facilitar e a promover o calor que o baço necessita para as suas funções. Ligeiramente fresca porque ajuda a nutrir e neutra porque harmoniza. Nesta síndrome pretende-se um bom equilíbrio entre as naturezas e a natureza neutra é a mais eficaz.
Os principais sabores a utilizar numa deficiência/Vazio de Qi são:
§  DOCE: Sabor Yang; Energia Ascendente e Centrada; Tonifica todas as deficiências, humedece e hidrata;
§  SALGADO: Sabor Yin, o mais Yin. Tem energia Centrípeta (para dentro) e para Baixo; Em pequenas quantidades tonifica; desintoxica.
§  PICANTE: em pequenas quantidades ajudam a mover.
Os métodos culinários são: Estufados, guisados e sopas. Com estes métodos culinários abarcamos uma infinidade de receitas que poderão ser de grande utilidade para o tratamento desta síndrome.
Os principais alimentos são:
Abóbora, alho francês, arroz, coelho, galinha, maça, cenoura, couve-flor, alho, cereja, Cominhos (Picante, morno, Tonifica o baço e o Estômago e harmoniza o Qi), Salsa, Pinhões, Nozes, Castanhas, Amêndoas, pêssego, Aveia, mel, Pescada, Sardinha, Vinho.
Devemos evitar alimentos frios e frescos pois vão afectar o estômago. Demasiado picantes, sobretudo, picantes quentes, vão esgotar o Qi
 Receitas
A nossa escolha para tratarmos este padrão é:


PEQUENO-ALMOÇO
1 Chávena de cevada
1 Ovo escalfado
Ou
Papa de aveia com mel de arroz
MEIO DA MANHÃ
1 Laranja ou 1 Pêra ou 1 maça ou 1 Pêssego


ALMOÇO
1 Sopa de alho francês
Coelho estufado com couve-flor e cenoura
1 Copo de vinho
Ou
Arroz de coelho à minhota, com vinho tinto
SOBREMESA
Cerejas

MEIO DA TARDE
Variar as frutas. Poderemos utilizar cerejas, na época


JANTAR
Um salteado de legumes com castanhas: alho francês + nozes + pinhões
1 Arroz de sardinha
Terminar a refeição com um chá de pés de cereja

Poderemos, para adoçar a boca, utilizar um doce de abóbora com maça. Sempre dará um toque mais agradável às nossas dietas. Este doce deve ser feito com mel de arroz, pois é doce e não é tão prejudicial como o açúcar.
A nossa tradição gastronómica é rica em pratos de coelho, um dos alimentos mais importantes para este padrão. O “coelho à caçador” é uma delas, no entanto, deveremos utilizar gengibre fresco, salsa e os cominhos para temperar, pois evitamos picantes quentes que vão esgotar o Qi.
As sardinhas, ainda que assadas, tipo churrasco, podem ser uma boa alternativa.
Como é natural, muitos mais alimentos poderemos utilizar. No entanto tornar-se-ia um trabalho demasiado longo e enfadonho. Por isso, no final deste trabalho, apresentaremos as listas de alimentos com afinidade ao estômago e onde poderemos utilizar a imaginação para criar refeições excelentes para tratar deste padrão.
Até breve... e por favor, faça do seu alimento o seu medicamento...



[1] MACIOCIA, Giovanni, Idem

Sem comentários:

Enviar um comentário