8 de janeiro de 2015

Alimentação no Inverno

A bela sopa no pote de ferro, Minho - Portugal



Estamos no Inverno, tempo frio e muitas vezes húmido... É necessário aquecer e reforçar a energia do nosso organismo para aguentar as “agruras” do Inverno.
E nada melhor que os pratos quentes , com tempo de cozedura longo, para reforçarmos é aumentarmos a temperatura do nosso organismo.
É tempo dos sabores salgado, picante ( em quantidades moderadas e de sabor mais suave)  e o doce, que irá harmonizar os outros sabores, sempre com métodos culinários de longa duração e chama intensa. Tempo dos pratos “ mais pesados” que nos proporcionarão uma quantidade de energia substancial para combatermos as deficiências energéticas próprias desta estação.
As refeições no Inverno devem providenciar o aquecimento necessário para o equilíbrio do nosso organismo e podem( e devem) começar por uma sopa composta por legumes e que seja substanciosa, diz o nosso povo. Poderá ter a cenoura, feijão, a batata e o grão de bico(doce),, a couve, alho francês( salgado) e nabos e pimentos(picante). Poderemos optar por utilizar a castanha, a abóbora, entre outros. A canja de galinha, tão típica da culinária portuguesa é uma opção válida. Nunca esquecer que a sopa tem que ser “ forte”,  espessa e quente. Nada melhor para aquecer nestes dias de inverno.
De seguida, um prato de arroz ou legumes secos ou mesmo cereais, podem e devem ser acompanhados por carne, pois está aquece.  A melhor opção de carne será o porco, com o seu sabor salgado, é a indicada para a estação em causa. Não é por acaso que a matança do porco se faz em pleno inverno, sendo a sua carne utilizada nas mais diversas iguarias gastronômicas portugueses, meu país e de modo especial no Minho, minha região. Quem não conhece os rojões, o cozido à portuguesa, o porco assado e muitas mais receitas. Como outras soluções para carnes, para quem não gosta do porco, teremos as carnes de caça, também elas com propriedades de aquecimento.
Contudo, devido ao seu valor energético bastante elevado, devemos consumir com moderação, sobretudo, quem tem problemas de prisão de ventre e  dificuldade em fazer a digestão. É como o bom senso deve imperar, devemos harmonizar estes efeitos com outros alimentos.
As carnes devem ser acompanhadas por batata, couve da época, cogumelos, arroz. O tempero de eleição deve ser o azeite. No entanto, a manteiga e outras gorduras poderão ser utilizadas, sempre com mais moderação.
Quando estamos mais inclinados para consumir alimentos de natureza fresca ou mesmo fria, estes devem ser temperados com especiarias mornas e quentes para harmonizar os seus efeitos. E nunca devemos esquecer que um bom copo de vinho, tinto de preferência, ajuda sempre a aquecer “ o coração dos Homens”. Na minha terra usa-se aquecer o vinho com canela ou sopas de “burro cansado” para aquecer e dar energia para aguentar o trabalho árduo e duro do inverno. Uma outra bebida de eleição para o inverno é o chá.
Como não podíamos deixar de aconselhar, para uma sobremesa de inverno, poderemos utilizar a castanha e os frutos secos. Típico do Inverno, o nosso bolo rei, recheado com muitos frutos secos ou as castanhas assadas ou cozidas, são sempre uma boa alternativa.
Mas não nos podemos esquecer que a nossa alimentação no Inverno não deve ser feita exclusivamente com estes três sabores: salgado, picante e doce. Deveremos estabelecer um equilíbrio de todos os sabores, conjugando as naturezas e os sabores com os métodos culinários. O que a estação nos dá, é o melhor para nós nos alimentarmos.
Nunca se esqueçam: faz do teu alimento, o teu medicamento.

Sem comentários:

Enviar um comentário