24 de novembro de 2014

Métodos culinários





Sempre defendi que os métodos culinários  não influenciavam a natureza dos alimentos na sua essência, isto é, um alimento de natureza fria nunca perderia a sua essência fria. Continuo a pensar que sim, no entanto, nas últimas pesquisas, encontrei razões que me levam a alterar um pouco esta minha convicção. 
O método culinário poderá não mudar a essência da natureza de um alimento, mas muda algo: um método culinário que aqueça vai tornar este alimento menos frio, podendo até neutralizar quase na totalidade a natureza do alimento. Nesta nova abordagem sobre a influência do método culinário na natureza do alimento, percebi que o método culinário terá de influenciar a natureza do alimento, porque a energia produzida pelo método culinário irá influência a energia do alimento, logo a sua  natureza. E tem vantagens: determinados alimentos, que pela sua natureza não eram aconselháveis para determinada desarmonia, poderão, com o método culinário correto, ser opção para o tratamento através da alimentação. A incompatibilidade entre natureza de alimento e desarmonia criava muitas limitações e o fato de defender que o método culinário não influenciava trazia alguns obstáculos em clínica para a prescrição de um plano alimentar mais variado e mais eficaz. Mudei, felizmente....
Defendo, agora, que o método culinário pode influenciar a natureza de um alimento, contudo sem nunca eliminar a sua essência. Agora sempre que um determinado alimento tem uma natureza contrária à necessária para tratar a desarmonia diagnosticada, procuro um método culinário que possa reduzir ou até neutralizar o efeito da natureza do alimento, uma vez que ele tem outras características que ajudam no tratamento. E com o método culinário eu poderei neutralizar, controlar ou dominar o efeito adverso da natureza do alimento no tratamento que pretendo realizar.
Defendo, então, agora, que o método culinário pode neutralizar ou melhor, controlar ou dominar o efeito adverso da natureza de um alimento, mas que tem outras especificidades que são úteis para determinadas patologias.
Brevemente irei publicar uma lista de alimentos que poderão ser utilizados dentro desta nova abordagem.
E não se esqueçam: Faz do teu alimento, o teu medicamento...

Sem comentários:

Enviar um comentário