28 de outubro de 2014

Regras para bem comer... ou melhor: principios básicos e fundamentais de uma alimentação energética eficaz...


Desculpem, mas estou tão feliz... já viram o tamanho dela????


Já passou algum tempo sem publicar nada sobre a nutrição e dietética segundo a MTC. Pois bem, hoje decidi apresentar uma temática que me entusiasma, embora possa ser controversa. mas são estes temas que nos fazem crescer e, como sempre que escrevo, não tenho a pretensão de ser dono da verdade, apenas deixo a minha opinião, baseada em leituras e pesquisas e, como não poderia deixar de ser, na minha pratica diária. Mas o leitor tem a capacidade de análise fundamental para poder fazer as suas próprias regras de bem comer. Cada um terá esse dever... 
Antes de tudo temos que saber: como comer, onde comer e o que comer. São as regras básicas de uma boa alimentação. Segundo este autor as regras básicas e fundamentais são:

1º Comer com alegria

A alimentação deve dar prazer. Quando nos alimentamos não devemos pensar em mais nada, muito menos em trabalho. Deve ser um momento de intimidade com os alimentos e com quem nos acompanha. O papel de socialização da alimentação é importante para o nosso equilíbrio emocional. O grande problema dos nossos dias é não termos prazer em comer e não termos tempo para saborear os alimentos. Por isso recorremos demasiadas vezes à dita fast food.

2º Comer relaxado, com postura erecta e pés assentes no chão

Não devemos gastar a nossa energia desnecessariamente e nem devemos forçar o nosso corpo a posições incómodas. Se estamos a comer não devemos ler, pois estamos a forçar o Baço em demasia. Ler e comer, atacam duplamente o baço.

3º Mastigar bem

A nossa digestão começa na boca. Quanto mais mastigarmos melhor será a nossa digestão, pois o esforço dispendido pelo estômago será menor. Devemos mastigar pelo menos 50 vezes. Quanto mais doente estiver a pessoa mais deve mastigar para que não gaste energia em excesso e a possa encaminhar para onde ela é mais necessária.

4º Não se deve comer até ficar cheio - a regra é os 80%

É uma regra importantíssima. Quanto mais comermos mais energia iremos precisar para fazer a digestão. Logo, essa energia será retirada de outras funções do nosso organismo e, por exemplo, sentir-nos-emos mais sonolentos, mais cansados e com a sensação de inchaço.
Deve-se dar 20 a 30 minutos de descanso após as refeições, para que o Estômago possa iniciar a digestão. Este descanso pode passar por uma «siesta» ou por uma pausa na agitação do nosso dia à dia.

5º Beber poucos líquidos à refeição

Uma chávena de chá é a medida ideal. Os líquidos devem ser mornos, mesmo nas estações mais quentes. Mesmo fora das refeições devem-se beber líquidos mornos pois, assim, o Baço não necessita de gastar energia em excesso para aquecer os alimentos.

6º Não se devem comer alimentos de temperatura excessivamente fria ou quente

Evitar comer alimentos do frigorífico ou de natureza fria – (o tomate, a banana, a alface, por exemplo, são de natureza fria), pois vão atacar o baço. O Baço gosta de alimentos secos e mornos e o Estômago gosta mais de húmidos e frescos.
Os estufados e as sopas “jogam” para os dois lados pois têm a humidade e o quente.

7º Devemos comer pouco ao jantar e sempre pelo menos 3 horas antes de dormir

Comer e deitar-se logo não é bom. Toda a energia do sangue estará concentrada na digestão.
À noite, o nosso sangue deverá regressar ao nosso fígado, para acalmar o Yang e tonificar o YIN. Como é no Fígado que se recolhe a nossa HUN, se o sangue não estiver concentrado no Fígado, teremos insónias, sonos agitados: a nossa HUN - Alma Etérea - vagueará e não teremos um sono reconfortante e regenerador.

8º Comer alimentos com energia, ou seja, aqueles que não são processados

Devemos evitar todo o tipo de alimentos processados, tal como os enlatados, pré-cozinhados e bolachas, pois a energia destes já foi gasta aquando do seu processamento.
Comer carnes, leguminosas, ou seja, alimentos vivos.

9º Comer por intuição

O nosso corpo é bastante inteligente e nós se o quisermos preservar só temos de estar atentos aos seus sinais. Normalmente, ele pede-nos aquilo que precisa. Temos que aprender a escutá-lo
Ex.: quando a pessoa tem desejo de chocolate, o corpo está a necessitar de doce.

10º Levar em consideração a constituição e condição da pessoa

Tal como quando fazemos o diagnóstico em MTC, a constituição e condição da pessoa deve ser tida em conta na hora de nos alimentarmos. Uma constituição tipicamente Yang, deverá dar primazia a alimentos que equilibrem o excesso de Yang.

11º A base da alimentação: os cereais, vegetais e leguminosas, com pouca incidência na proteína animal.

40 a 60% da pirâmide alimentar de ser cosntituída por fruta e vegetais.
Os cereais (arroz, cevada, trigo integrais) deverão representar 30 a 40%
Os lácteos, carnes, nozes e feijões deverão rondar os restantes 10 a 20%

12º As especiarias – Picante quente, Picante morno, Picante frio, Picante fresco - devem ser utilizadas segundo as estações do ano
Uma das características das especiarias é fazer mover. Aliadas á alimentação serão um forte aliado do Baço em todo o processo de digestão.

13º Os fermentados, como os Picles (alimento dentro de água com salinidade igual à do mar, tapado e guardado num sítio fresco e escuro).

São alimentos pré-digeridos, mas “vivos”. Estes vão transmitir movimento o que facilitará a digestão.


É claro que poderíamos acrescentar muitas mais regras, mas esta compilação concentra as regras mais importantes e mais básicas, na minha opinião e só na minha opinião, que vale o que vale. Deixo esse juizo para os meus leitores e amigos. Sabemos que dependendo da estação do ano e da sua energia e natureza, deveremos adaptar os alimentos às nossas necessidades individuais. È natural e lógico no Inverno consumirmos alimentos de natureza morna ou quente. (Brevemente um texto sobre alimentação no Inverno)
Mas ao iniciarmos a adaptação de algumas destas regras no nosso dia a dia, rapidamente observaremos efeitos bem positivos na nossa saúde. Experimentem e tirem as vossas conclusões.
E, não podemos esquecer: faz do alimento, o teu medicamente... até breve



Sem comentários:

Enviar um comentário