29 de setembro de 2014

Cinco elementos, cinco emoções: cinco sabores...

Não é de estranhar que atualmente uma das principais causas, senão a principal, das doenças é do foro psíquico, ou melhor, derivadas de disturbios psiquicos. Na MTC, o seu diagnóstico parte de uma base simples, mas que pode explicar muito:  se há um excesso de qualquer um dos cincos elementos, necessariamente haverá uma deficiência, mais ou menos acentuada, de um outro. Isto é, se um elemento está em excesso, sua emoção associada, irá influenciar todo o ciclo dos 5 elementos/movimentos. O excesso de um elemento/movimento levará à deficiencia de outro. Assim, a ira (madeira) impede a preocupação (terra), a reflexão permite dominar o medo(rim), o medo inibe a alegria(fogo), alegria controla a tristeza  e atristeza impede a ira de se pronunciar. 
Tendo em conta este ciclo de elemento/movimento/emoção, poderemos afirmar que sempre que uma das 5 emoções está exacerbada, teremos um desiquilibrio: na distribuição de energia pelo nosso corpo, na circulação energética no orgão/víscera correspondente e naquele que sofre as consequências desse mesmo disturbio.
Em que medida a alimentação poderá ser um tratamento eficaz para estes desiquilibrios, digamos, emocionais?
Em primeiro lugar, teremos que avisar que os efeitos não são tão rápidos quanto o desejamos. Mas se adequarmos a nossa alimentação para corrigir estes desiquilibrios, usando os sabores correctos, teremos uma forma eficaz e duradoura de os corrigirmos. A ira não se trata dando um limão a chupar, diz Guilherme Juvenal (Juvenal, 2005), mas ajuda, através de uma  alimentação correta, a que a pessoa encontre a calma, para que os episódios de alterações de humor, possam ser muito mais raros.
A Ira faz subir a energia - o sangue está a ferver e sobe à cabeça, diz o povo - e fica-se com a sensação de calor no rosto - está vermelho como um pimento. Este estado de ira gera, muitas vezes insónia, pois o Shen está agitado durante a noite. Como causa o bloqueio do Fígado e da vesícula Biliar, teremos disturbios digestivos, como nauseas, vomitos, boca amarga, por vezes cefaleias e paragens digistivas. O ataque da ira ao baço pancreas leva-nos a um desiquilibrio emocional, onde as dificuldades de reflexão(pensamento) e  concentração são os sintomas iniciais, podendo, numa fase posterior atacar ainda mais as funções do elemento Terra. Neste estado de tensão nervosa, a dietetica aconselha a procurar alimentos de sabor AMARGO, que terão a função de fazer descer a energia, levando-a para a parte inferior do corpo. Poderemos acrescentar um pouco de ácido para nutrir o sistema hepático. Podemos ainda juntar o Doce, como reforço energetico do baço pancreas para se defender da agressão da Ira.
A Alegria excessiva, ou melhor dizendo na minha opinião, a Euforia desmedida, provaca um desiquilibrio de energia, porque a faz dispersar e ascender, ocorrendo muitas vezes comportamentos desordenados e palpitações. Afetará as funções do pulmão e do Intestino grosso. Aqui a dieta deverá incluir alimentos doces, porque harmonizam a energia, amargos para nutrir o coração e o Picante para fortalecer e consolidar as defesas do pulmão e do intestino.
A preocupação e o pensamento excessivo - que o nosso povo traduz por cisma, e bem - concentra/bloqueia a energia, causando a pesadez do corpo, cansaço, disturbios digestivos e afeta o rim e a Bexiga, que poderá ser reconhecido nos problemas osseos ou urinários. A dieta a utilizar deve ser rica em alimentos Doces, para harmonizar o Qi e alimentos Salgados que protegem os Rins.
A Tristeza esgota a energia/Qi. Quem está triste não avança, não tem vontade de fazer nada, anda cabisbaixo. Diz o povo está com a moral em baixo. As funções do Pulmão e do intestino Grosso estão bloqueadas: dores no tórax, bronquite e até uma colite, são as consequencias. O Fígado e Vesicula Biliar sofrem a agressão e levam adisgestões lentas e sensação de peso no estômago. Aqui, os alimentos ácidos devem reinar, pois vão concentar a energia (adstringir) e vão suster o Fígado. Incluir também alimentos Picantes para nutrir o pulmão.
O medo faz descer a energia, gela o corpo. Os rins e a bexiga terão dificuldades em segurar os liquidos, logo micção frequente ( e algumas vezes urgentes e não se consegue conter). O coração fica afetado, no seu ritmo e taquicardia. Deveremos combater os efeitos de emoção com alimentos Picantes que levam a energia em direção ao alto, alimentos salgados para equilibrar os rins e os Amargos para suster o Coração.

Claro está que se o desiquilibrio estiver instalado durante muito tempo, os efeitos benéficos da alimentação poderão demorar, por isso aconselho que se use outras técnicas: acupuntura, fitoterapia, Tui-Na.
Quem nunca teve esta ligação disturbio na emoção/alimentação?


Sem comentários:

Enviar um comentário