30 de setembro de 2014

Os 5 sabores na Nutrição e Dietética da Medicina Tradicional Chinesa

Quando se fala de sabores, caímos logo no conceito de se tratar do sentido transmitido, sobretudo, pelas nossas papilas gustativas. É redutor este conceito, pois a MTC, na sua variante de Nutrição e dietética, vai um pouco mais além deste significado, apesar de correto, reduz significativamente aquilo que deve ser entendido por  sabor, em MTC.
Pois bem, a que sabem os sabores? O que a MTC entende por sabor de um alimento?
O termo sabor - Wei - tem para a MTC um significado bastante abrangente. Sabor - Wei - quer dizer:
  • Sensação gustativa, gosto, sabor;
  • A parte mais subtil da energia produzida pelos diversos alimentos
  • trata-se, também, de uma característica muito particular dos orgãos e dos tecidos do nosso organismo
  • O efeito no funcionamento dos orgãos e das emoções.
Cada orgão tem uma forma especifica de se regenerar, ou melhor, de se equilibrar. E o sabor que o alimento tem e é ingerido, é uma das formas de o conseguirmos. Assim:
  • O Ácido nutre o Fígado
  • O Amargo nutre o coração
  • O Doce nutre o Baço pancreas
  • O Picante nutre o Pulmão
  • O salgado nutre o Rim
Este nutrir o orgão, através do seu sabor correspondente, tem de ser entendido no seu equilibrio, isto é, em quantidades moderadas, o sabor nutre o seu orgão correspondente. Em exagero, danifica-o.
Nunca confundir o sabor doce com o açucar e todas as variantes que poderemos encontrar. Para a MTC, o açucar branco, é um sabor doce tóxico, isto é, prejudicial.
Apresento agora uma pequena lista de alimentos segundo os seus sabores e que são mais consumido:
SABOR DOCE: arroz, batata, abóbora, mel, melancia, milho, amendoa, pêra, cenoura, cereja, cogumelos, espinafres, pato, carnes em geral, repolho, coelho, feijão azuki, feijão verde, feijão vermelhocastanha, amoras, beterraba, beringela, melão, banana,  ovo, sargo, azeite, couve-flor, favas, camarão.
SABOR PICANTE: coentros, gengibre, alecrim, hortelã, louro, rabanete, nabo, oregãos, pimentas, alho, cebola (crua, pois cozida torna-se doce), alho francês, alcaparras, cebolinho, funcho tomilho, agrião e brócolos.
SABOR SALGADO: algas, ameijoas, caranguejo, mexilhões, marisco do mar, os peixes de carne branca (podem ser considerados também doces), porco, miso, polvo, sal.
SABOR ÁCIDO: limão, truta, vinagre, laranja, kiwi, tomate, beldroegas, ameixa, ervilha, tangerina, abacaxi, mirtilos.
SABOR AMARGO: alface romana, centeio, morango, aipo, lima, aveia, espargos, rebentos de bambú,  lúpulo, cerveja.
Não são todos os alimentos disponiveis, mas uma série que poderá ser interesante para começarmos a "saborear" os efeitos benéficos que uma escolha acertada de sabores pode ter no nosso organismo. Voltaremos a este assunto. Até lá, que o teu alimentos seja o teu medicamento.

Sem comentários:

Enviar um comentário